Loading...
14/05/2019

Buracos negros: atividade integra as áreas de Física e Português

Os buracos negros são objetos astronômicos que despertam a curiosidade e criatividade. Assim, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Unidade Granja Vianna entraram em contato com essa singularidade física, em uma atividade que uniu as áreas de Ciências da Natureza e Português.

“Começamos por explorar a definição de espaço-tempo da Relatividade Restrita; passamos da teoria da gravitação de Newton à deformação do espaço-tempo da Relatividade Geral, até chegar aos conceitos de gravidade infinita e horizonte de eventos de um buraco negro, a partir do qual nem mesmo a luz escapa”, contou a professora de Física, Walquiria Godoy.

Fazendo o vínculo com o conto de ficção científica proposto pela professora de Português, Fátima Rodrigues, os alunos refletiram sobre o fenômeno da espaguetificação e sobre a possibilidade da existência de “buracos de minhoca" e de viagens no tempo, que ainda estão muito aquém das evidências científicas, mas contribuem para estimular a criatividade dos alunos e o interesse pela ciência.

Segundo a professora de Português, Fátima Rodrigues, os contos de ficção científica possibilitam dar asas à imaginação, mas sem tirar os pés do chão. “São baseados em situações improváveis que, por serem fundamentadas em explicações científicas, podem convencer o leitor a aceitá-las como possíveis. A proposta de redação do partiu do tema ‘Um dia histórico, cientistas revelam a primeira imagem de buraco negro’”, contou.