• Período Integral com Programa Internacional

Atividades do Período Integral

Programa Internacional Rio Branco

Currículo Internacional Rio Branco

International Early Years Curriculum

International Early Years Curriculum (IEYC) from Fieldwork Education
Os projetos desenvolvidos no Período Integral oferecem aprendizagens complementares àquelas adquiridas no período regular, fortalecendo ainda mais a aprendizagem da língua e o desenvolvimento da competência global e da consciência internacional (international mindedness). Por meio do brincar, da exploração e da experimentação as crianças desenvolverão a língua inglesa por meio de atividades relacionadas principalmente às vertentes de aprendizagem de ICT and Technology (Comunicação e Tecnologia), Enquiring (Investigação), Healthy Living and Physical Well-Being (Vida Saudável e Bem-Estar Físico).

International Primary Curriculum

International Primary Curriculum (IPC) from Fieldwork Education
No Período Integral, com o International Primary Curriculum as aprendizagens desenvolvidas nas aulas curriculares são complementadas em diferentes projetos. Por meio da investigação, da discussão e de atividades mão-na-massa, os alunos desenvolvem aprendizagens mais relacionadas às áreas de ICT and Computing (Tecnologia da Informação e da Comunicação e Computação) e Design, Technology, and Innovation (Design, Tecnologia e Inovação), ampliando a aprendizagem em língua, as habilidades acadêmicas e a mentalidade global e internacional.

Exploratorium - aprendizagem mão na massa

Exploratorium - aprendizagem mão na massa

Tudo começa com uma pergunta-ação que gera uma busca, não somente pela resposta, mas, também, pela reinvenção da realidade por meio da solução de problemas de maneira criativa. Nesta oficina, são trabalhados os quatro princípios (4Ps) da Aprendizagem Criativa, desenvolvida pelo MIT Media Lab: projects (projetos), peers (pares), passion (paixão) and play (pensar brincando).
Para alunos da Educação Infantil.
» Mais informações sobre aprendizagem criativa: https://www.aprendizagemcriativa.org/pt-br/sobre-aprendizagem-criativa

Tinkering

Tinkering

Tinker é aquele, em tradução livre, que faz tudo, um inventor. Partindo da metodologia Tinkering e da cultura do fazer com as próprias mãos, nessa oficina, os alunos tinkers se utilizam de ferramentas e materiais diversos, dos tecnológicos aos artesanais, para pensar e prototipar produtos, inventar engenhocas e resolver problemas de maneira inovadora.
Para alunos do Ensino Fundamental.

Art & Expression

Art & Expression

O fazer artístico promove experiências ricas e significativas na aprendizagem e no processo de criação das crianças, por meio de experimentos e imersões no mundo da pintura, escultura, dança e teatro. Participar dessas experiências na língua inglesa possibilita aos alunos ampliar suas possibilidades de expressão em outro idioma relacionando diferentes linguagens.
Para alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Great Scientist

Great Scientist

Crianças são curiosas, exploradoras e aprendem fazendo, com a mão na massa! A oficina Great Scientist expõe as crianças a experiências práticas, promovendo, dessa forma, a investigação e o pensamento científico. Vivenciar essas experiências na língua inglesa possibilita aos alunos desenvolver e ampliar seu repertório acadêmico na área científica.
Para alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Daily Chores

Daily Chores

Promover a autonomia das crianças é um aspecto fundamental para o seu desenvolvimento como indivíduo e como cidadão. Atividades do cotidiano, como lavar a roupa, arrumar a cama, preparar uma mala de viagem, limpar a casa, cuidar do corpo, cuidar do bicho de estimação etc. são algumas das experiências oferecidas, em língua inglesa, na oficina Daily Chores. Assim, as crianças têm a possibilidade de ampliar suas vivências em atividades rotineiras de forma lúdica e prática.
Para alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Green Club - cotidiano sustentável

Green Club - cotidiano sustentável

Fazer e cuidar de uma horta; realizar uma campanha sobre o descarte correto de resíduos; reduzir o gasto de água e reutilizar materiais de forma criativa. Essa é a proposta do Green Club e, como sugere o nome, as crianças desenvolvem e constroem, coletivamente, valores e ações que favorecem formas sustentáveis de ser e estar no mundo, e aprendem de maneiras lúdica e criativa a cuidar de si, do outro e do meio-ambiente.
Para alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Acompanhamento pedagógico

Acompanhamento pedagógico

O Período Integral contempla, como parte da programação, o acompanhamento dos alunos nas atividades acadêmicas, como tarefa de casa e estudo diário, desenvolvendo habilidades importantes, como organização, administração do tempo, foco e concentração.
Para alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental

Mentoria escolar

Mentoria escolar

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, a Orientação Educacional desenvolve um trabalho de Mentoria Escolar, que tem como objetivo melhorar os resultados acadêmicos por meio de técnicas e rotinas de estudo.
Para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental

Ballet/Dança (todos)

Ballet/Dança

Dançar promove a expressão física, de forma harmoniosa, por meio do equilíbrio, ritmo, concentração e postura. Mas, além de benefícios como consciência corporal, a dança é uma atividade social potente e contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para os processos criativos.
Para alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Judô (todos)

Judô

O Judô favorece o desenvolvimento da disciplina, educação e limites, aliados à tonificação muscular, equilíbrio, alongamento e coordenação motora. É uma filosofia que fortalece o físico e a mente de forma integrada.
Para alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Esporte sobre rodas

Esporte sobre rodas

Nesta oficina, as crianças realizam exercícios que desenvolvem o equilíbrio e as habilidades motoras em esportes sobre rodas. Aprender a andar de bicicleta, patins, skates, patinete, carrinho de rolimã é pura diversão, mas com todos os equipamentos necessários para garantir também a segurança.
Para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Escola de Bolas

Escola de Bolas

Brincar de bola é uma delícia e toda criança gosta! De forma lúdica e envolvente, as crianças têm a oportunidade de explorar diversos tipos de bolas com diferentes propostas, durante atividades planejadas cuidadosamente para atender às necessidades da faixa etária.
Para alunos da Educação Infantil.

Atletismo

Atletismo

Esse esporte desenvolve a força nas extremidades inferiores, estimula a resistência física e a conquista de velocidade, melhora a coordenação motora e a capacidade pulmonar.
Para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, Unidade Higienópolis.

Natação

Natação

Contando com equipe especializada em Natação, o Centro de Desenvolvimento Aquático do Colégio Rio Branco oferece cursos que respeitam a faixa etária dos alunos, tornando o aprendizado eficiente e prazeroso. Ao final do ano, é realizado o Festival de Natação.
Para alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, Unidade Granja Vianna.

Beach Tennis

Escola de Raquetes

Beach Tennis, tênis de mesa, badminton e frescobol são os esportes praticados pelos alunos ao longo do ano. São jogos dinâmicos, divertidos, e podem contribuir, em diversos aspectos. No cognitivo, amplia as habilidades de planejamento e de tomada de decisão. Contribui também para ampliar o contato e as interações sociais, pois precisam jogar em dupla ou em equipe.
Para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental

Escola de Circo

Escola de Circo

Nessa modalidade, com muita diversão e movimento, as crianças aprendem brincando a fazer acrobacias de solo, a trabalhar equilíbrio, lateralidade e coordenação motora nos aparelhos circenses. As atividades de circo exigem trabalho em equipe, desprendimento, cooperação e confiança, desenvolvendo, dessa maneira, competências comportamentais importantes para a convivência em grupos.
Para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, Unidade Higienópolis.

Cultura Maker

Cultura Maker

Com a Cultura Maker, nosso objetivo é desenvolver a criatividade e a responsabilidade social. Por meio do manuseio de recursos tecnológicos, ou até resíduos e materiais não estruturados, a aprendizagem mão na massa promove a solução de problemas de forma criativa e sustentável. Esse momento ajuda a sedimentar atitudes e valores, como colaboração, resiliência, cooperação, responsabilidade, essenciais aos cidadãos do século 21.
Para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental (Unidade Higienópolis).