Colégio Rio Branco

  • Matrículas
    • Horários e Valores
    • Agende uma visita
    • Intenção de vaga
  • O Colégio
    • Quem somos
      • História
      • Localização
    • Diferenciais
    • Projeto Pedagógico
    • Educação Internacional
    • Depto de Estudos Internacionais
    • Cursos Livres
    • Novos alunos
      • Agende uma visita
      • Análise de perfil
      • Intenção de vaga
  • Segmentos
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental - anos iniciais
    • Ensino Fundamental - anos finais
    • Ensino Médio
    • Período Integral com
      Currículo Internacional
  • Aluno & Família
    • Área Restrita
      • Responsável Pedagógico
      • Responsável Financeiro
    • Biblioteca
    • Material Escolar
    • Uniforme
    • Cursos Livres
    • App de comunicação
  • Acontece
    • Notícias
    • Blog do Rio Branco
    • CRB na Mídia
    • Revista Eletrônica
    • RBOnline
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Agende uma visita
    • Trabalhe Conosco
    • Assessoria de Imprensa

Pesquisar


Compartilhar no Whatsapp



30/06/2020

Como se dá o Aprender Brincando na Educação Infantil?

Sueli Marciale, diretora assistente da Unidade Granja Vianna

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais também acontece no brincar. As brincadeiras, seja em casa ou na escola, dão sentido ao mundo, pois, por meio delas, crianças de todas as idades enfrentam problemas, interagem com outras pessoas, entendem o sentido das regras e ampliam seu repertório.

O "Aprender Brincando" na Educação Infantil acontece a partir de múltiplas experiências e vivências, espontâneas ou dirigidas, que têm como objetivo incentivar a curiosidade, a criatividade e o conhecimento.

Diferentes Linguagens

A criança, por meio de experiências e exploração de materiais diversos, pinturas, colagens, investigação sonora em diferentes objetos de repertórios culturais diversificados, representa e produz sua forma de enxergar o mundo ao seu redor e reproduz o seu entorno.

Pincéis, rolos, mãos, pés. Momentos de ateliê além de prazeroso, oferecem às crianças uma ampla gama de experiências de exploração.

Nesse contexto, é importante valorizar o ato criador da criança, possibilitando apropriação de diferentes linguagens e materiais para expressar-se, incentivando sua curiosidade, exploração, encantamento, questionamento, indagação e conhecimento.

Histórias, Parlendas, Imaginação

As histórias contadas são estímulos que desenvolvem na criança capacidade de interação e interpretação, ajudando-a a criar um mundo imaginário. Existem meios de deixar momentos de leitura ainda mais prazerosos, aflorando a imaginação.

A criança tem experiências literárias que favorecem a exploração do imaginário e o desenvolvimento do comportamento leitor nos momentos de leitura e contação de histórias pelo professor, compartilhamento de preferências entre as crianças.

A criança se expressa por meio de registros como desenhos, pinturas, garatujas etc.; realiza brincadeiras com palavras por meio de cantigas, parlendas, quadrinhas e faz representações de escrita para se comunicar.

 


Investigação da Natureza

A curiosidade e as perguntas na relação com o ambiente é o que move a aprendizagem das crianças. Por esse motivo, elas têm sido instigadas a levantar suas hipóteses em relação ao mundo que as cerca, a elaborar explicações e propor soluções para problemas que possam surgir.

Transformações, Investigações no entorno

As experiências de relações e transformações favorecem a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas.

Expressão de Sentimentos

As crianças aprendem, de forma lúdica, a nomear e a expressar seus sentimentos, por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos. Quando entendem as emoções e as comunicam de maneira objetiva, elas podem e conseguem, ao reconhecê-las, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com situações negativas, ou positivas, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre o ponto de vista do outro.

Notícias

  • 7/3/2023Alunos riobranquinos participam do clube TED-Ed
  • 6/3/2023A Magia Wicked passou pelo Rio Branco
  • 6/3/2023Ex-alunos riobranquinos são aprovados em universidades no Brasil e no mundo
Endereço
Unidade Higienópolis
Av. Higienópolis, 996
São Paulo - SP
Unidade Granja Vianna
Rod. Raposo Tavares, 7.200 (km24)
Cotia - SP

Escola Referência Google | PEA UNESCO

O Colégio

  • Quem somos
  • Diferenciais
  • Projeto Pedagógico
  • Educação Internacional
  • Depto de Estudos Internacionais
  • Localização

Contato

  • Fale Conosco
  • Agende uma visita
  • Trabalhe Conosco
  • Assessoria de Imprensa

Segmentos

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental - anos iniciais
  • Ensino Fundamental - anos finais
  • Ensino Médio
  • Período Integral com Currículo Internacional

Novos Alunos

  • Horários e valores
  • Agende uma visita
  • Intenção de vaga

Aluno & Família

  • Biblioteca
  • Material Escolar
  • Uniforme
  • Cursos livres
  • App de Comunicação

Área Restrita

  • Responsável Pedagógico
  • Responsável Financeiro

Acontece

  • Calendário de Eventos
  • Notícias
  • CRB na Mídia
  • Revista Eletrônica
  • RBOnline

Blogs

  • Blog do Rio Branco
  • Blog no Estadão
Fundação de Rotarianos de São Paulo
  • Colégio Rio Branco

  • Faculdades Integradas Rio Branco

  • Ensino a Distância Rio Branco

  • Centro Profissionalizante Rio Branco

  • Centro de Educação para Surdos Rio Branco

Colégio Rio Branco © 2022   |   Lei Geral de Proteção de Dados: dpo@frsp.org   |   Política de Privacidade