Ensino Fundamental e Médio
Uma formação global
  • Ensino Fundamental e Médio

Uma formação global

O conhecimento do mundo à luz das diferentes ciências e linguagens, relacionando teoria e prática e trazendo sentido ao processo de aprendizagem, são premissas que norteiam o trabalho do Colégio Rio Branco, sempre alinhado às transformações do mundo contemporâneo e à preocupação de formar indivíduos éticos e responsáveis.

  • Ensino Estruturado
    Aulas Diferenciadas – maior aprendizado
    O Ensino Estruturado tem como objetivo desenvolver o comprometimento dos alunos com sua própria aprendizagem, fazendo com que participem, ativamente, das aulas e de todo o processo de construção do conhecimento.

    É baseado em quatro elementos indissociáveis: objetivos claros e compartilhados por professor e aluno; preparo prévio do aluno para a aula a partir de uma pergunta motivadora; aula construída com a contribuição do aluno; avaliação e regulação do processo percorrido.

  • Núcleo de apoio
    O Núcleo de Apoio do Colégio Rio Branco oferece aos alunos atividades que têm o objetivo de reforçar, aprimorar, extrapolar e aprofundar conteúdos abordados no período regular. As atividades são organizadas em:

  • Estudos Avançados Estudos Avançados

    São blocos semanais de aulas de duas disciplinas por bimestre, com o objetivo de ampliar os estudos e oferecer oportunidade para o aluno aprofundar seus conhecimentos. De forma dinâmica e interativa, as aulas são conduzidas por meio de atividades de complexidade diferenciada, para desafiar os alunos e aprimorar seu desempenho acadêmico.

    Tutoria Acadêmica Tutoria Acadêmica (aluno tutor)

    Alunos com bom desempenho são convidados a coordenar grupos de estudos com a entrega de certificados ao final do ano letivo, sob a supervisão da Orientação Educacional.

    Aprofundamento Aprofundamento

    Essa atividade inicia-se no 4o ano do Ensino Fundamental, estendendo- se até o 3o ano do Ensino Médio. Propõe abordar temas relevantes da atualidade, aprofundando e expandindo os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

    Atividades de Reforço Atividades de Reforço

    Com a utilização de uma plataforma adaptativa chamada QMágico e plantões presenciais, com o objetivo de trabalhar, de maneira personalizada, as dificuldades e avanços dos alunos.

    Módulos Eletivos Módulos Eletivos (para alunos do 9º ano EF à 3º série do EM)

    Atividades optativas, certificadas e gratuitas, de duração definida, contemplando, essencialmente, o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, tais como Empreendedorismo, Tecnologia, Iniciação Científica, Responsabilidade Socioambiental, entre outros.

    Essas atividades têm, inclusive, importância acadêmica no caso do aluno querer participar de processos seletivos em universidades nos EUA.

  • Inglês / Espanhol
    O aluno, ao concluir o Ensino Médio, poderá ter domínio de:
    • Língua Inglesa
      - Imersão parcial, em Língua Inglesa, em aulas regulares da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental;
      - Período Integral Modular Bilíngue, do Jardim I ao 2º ano do Ensino Fundamental;
      - Trabalho curricular diferenciado, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio, contemplando aulas regulares, CEL LEP como atividade extracurricular e Certificação Internacional na Universidade de Cambridge.
    • Língua Espanhola
      - Oferecido em aulas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
      - Curso optativo no Ensino Médio;
      - Certificação em Língua Espanhola da Universidade de Salamanca – exame DELE.

  • Estudo do Meio e Saídas Culturais
    Essa modalidade de enriquecimento do trabalho de sala de aula também faz parte do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ampliando as reflexões, os debates e todo o processo de aprendizagem, por meio de visitas guiadas a museus, teatros, parques, institutos, fundações entre outros, favorecendo a integração das turmas e complementando projetos interdisciplinares.

  • Protagonismo
    • Reaja – Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente
      O Grupo Reaja, criado em 2007, por alunos da 3º série do Ensino Médio, desenvolve importantes campanhas de responsabilidade socioambiental e estimula ações sustentáveis em toda a comunidade do Colégio Rio Branco. Além de propor soluções ecológicas simples, busca, ainda, fomentar reflexões sobre sustentabilidade, a partir da vivência cotidiana do colégio.
    • Monitoria – Amizade, Lealdade e Honra
      O grupo de Monitoria do Colégio Rio Branco desenvolve e estimula os princípios da amizade, da lealdade e da honra, que norteiam todas as atividades do grupo. O projeto permite aos alunos integrantes atuarem em eventos, saídas culturais e demais atividades do colégio, apoiando professores e colegas com responsabilidade, disciplina, autonomia e liderança.
      Para participar, o aluno precisa apresentar bom desempenho escolar e, sobretudo, ter vontade de transformar, positivamente, o ambiente e a comunidade.
    • Simulações de Ambientes Diplomáticos
      As atividades propõem a análise de complexas questões mundiais sob diferentes perspectivas, desenvolvendo, a retórica, a argumentação e o conhecimento de temas atuais da agenda internacional. O Colégio Rio Branco incentiva e promove a participação de seus alunos nas seguintes atividades:
      - CRB Model Congress – o encontro, idealizado e conduzido por alunos, reproduz a rotina do Congresso Nacional.
      - Mini ONU da PUC-MG – um dos mais importantes eventos de simulação diplomática para alunos de Ensino Médio, no qual o Colégio Rio Branco tem-se destacado.

Atividades extracurriculares

Gratuitas

Natação Natação*
Esportes Esportes
Coral Coral
Teatro Teatro
Xadrez Xadrez
Robótica Robótica
Rugby Rugby
Oficina de artes Oficina de artes
Libras Libras

Pagas

Judô Judô
Balé Balé
Audiovisual Audiovisual
Inglês Inglês
Espanhol Espanhol
* Na Unidade Granja Vianna, para alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental