11/10/2017

Homenagem aos professores

Nossas vozes juntas soam para que juntos possamos ter voz. A realidade pulsa, respira e vibra conosco.

Nos dias de hoje vagamos por entre informação tantas vezes sonhando sem rumo algum. Não seria certo dizer que vocês, professores, nos dão rumo. Muito mais que isso são vocês que nos ensinam a caminhar nos nossos próprios trajetos.

O pensamento, portanto, toma forma e o amor assiste em nós, nessa geração com primor em borboletear e excelência em fins e recomeços. Não são as senhoras e os senhores que nos simplificam a vida que virá, mas são vocês que a expõe em sua maior complexidade e mostram como ser fiel a si mesmo dentre tudo isso, e mais, ser fiel ao outro, porque, como aprendemos com vocês, o coexistir é o que traz qualquer sentido para a humanidade.

Pergunto: como ficamos dentre todas essas loucuras de provar nossa capacidade por horas sentados e de decorar, como em linhas de produção, dezenas de datas e fórmulas? Com todo o orgulho do mundo, digo que com vocês transcendemos isso, são nossa maior esperança, assim, vive-se fazendo uma ecdise, deixando para trás o lugar onde não cabemos mais, a educação tradicional. Cada dia que passa, demonstramos - e neste nós me refiro também a vocês - que a moral do ensino arcaico é quebrada e seremos aqui imorais para que possamos juntos ser éticos. Afinal, são vocês que fazem a educação. E que coisa linda que é - que foi - aprender com vocês.

Esse momento em que estamos da vida é complicado e o que está por vir é mais ainda. Vocês não tem ideia de como é confortante ter exemplos de pessoas como vocês. E de como é bom estar próximo de seres humanos tão extraordinários.

Queríamos dizer também que reconhecemos todo esse esforço que é ser professor. E ainda por cima, ser professor em pleno século XXI. Com a tecnologia, os escândalos na televisão e um mundo de corrupção acima de todos nós, saber formar seres humanos é ter chegado no topo da montanha e ter, como eu tenho a impressão de ter acontecido, aproveitado cada segundo dessa escalada.

É fantástico ter aula com pessoas tão apaixonadas pelo que ensinam. Por mais que não esteja sempre claro, vocês nos inspiram e fazem com que, mesmo tropeçando e caindo, nos levantemos e tentemos novamente.

Temos um enorme respeito pelo trabalho de cada um de vocês. Muito obrigado por terem cultivado conosco esse mundo futuro e por terem expandido nosso ser, no sentido de terem exercido papel fundamental na descoberta e concretização de quem somos, como coletivo e como indivíduos. Enfim, obrigado por terem estimulado nossas mentes, apoiado nossas lutas e tornado nossas rotinas mais vivas. É dessa forma que cresceremos para fazer a diferença em algum lugar.

Que as vozes continuem juntas, que a alma continue solta, que a expressão continue livre, que o sorriso continue leve e que ensinar continue a crescer, revolucionado o que já existe e o que há por vir.


Sara Nassif 1ª série E.M
Outubro/2017